top of page
"eu acho que amar não é sobre ter razão.
Na verdade, é totalmente o contrário disso.
Amar é permitir que algumas coisas
deixem de fazer sentido.
É buscar lógica em coisas que sequer
há fundamento para se entender".
Insensata Frenesia nasceu inicialmente para ser um livro (não) pessoal, acompanhando a fase de transição entre a adolescência e a vida adulta de Leonardo T. Domingues. Com o passar do tempo, as dores do crescimento e o primeiro contato com sentimentos nunca antes experimentados começaram a definir a temática e o objetivo da obra. Aos poucos, ela se transformou em uma narrativa não-linear sobre lidar com as complexidades e os desafios dessa transição, abordando temas como a descoberta da identidade, os conflitos internos, as relações interpessoais e a busca por um (novo) propósito na vida do escritor. Além disso, esse lançamento é marcado como o primeiro realizado através de uma editora (A Arte da Palavra).
NARRATIVA
Desde as primeiras linhas, somos levados para dentro de uma relação frágil e dolorida, quando se trata de amor. Ao longo do livro, Leonardo tenta racionalizar enquanto expõe tudo aquilo que está em seu peito, mesmo que de forma insensata e descabida. A construção da aceitação, dor, perda, luto e conforto é feita sutilmente, à medida que o tema do crescimento e das responsabilidades também transborda entre as linhas. Por isso, apostando em textos extremamente metafóricos e cheios de rimas (ou falta delas), toda a construção é feita de extremos: tanto subjetivas quanto extremamente específicas (mas ainda possibilitando a identificação do leitor para com o conteúdo).
Se pudesse descrever "Insensata Frenesia", o autor definiria o livro como: "romântico e dolorido", sem pensar nem duas vezes. Porque apesar de apresentar versos tristes e melancólicos sobre o abandono e a quebra de expectativas, o livro se mantém como a obra mais romântica já escrita (por Leonardo). Poemas como "Combinação Perfeita", "Noite Perfeita" e "Sonho de Primavera" representam o romantismo e o otimismo do eu-lírico em relação ao ato de se apaixonar. Por outro lado, "Boa Festa", "Querida Eleanor" e "Terça-Feira" compõem a parte mais triste da obra.
Ainda trazendo inovação para seus textos, este é o primeiro livro do autor que conta com a colaboração de outros escritores (e melhores amigos do escritor). "Lux Nox" e "Ruínas do Passado", textos escritos com a participação de Luana Packer e Marcos Salles, respectivamente, abordam diretamente o tema do crescimento e os desafios de tentar seguir o script de uma vida adulta.
"Talvez, de fato, o meu amor não
tenha sido o suficiente para te fazer permanecer
E apenas os resquícios de um primeiro devaneio com você,
motivos para escolher que esse fosse parte do desfecho."
conteúdos extras
Para promover seu novo lançamento e levar suas palavras além das páginas, Leonardo fez algo bem criativo. Ele investiu em adesivos com frases marcantes do livro e também promoveu sorteios e distribuições de marcadores de página personalizados. Com essas ações, ele não só buscou alcançar um público maior, mas também criar uma conexão mais pessoal e envolvente com os leitores. Essas iniciativas ajudam a trazer a obra para a vida real, permitindo que o público se sinta parte da história de uma maneira mais direta.
referências
Além das referências musicais como Taylor Swift, Olivia Rodrigo e Phoebe Bridgers, o autor se inspirou em uma variedade de obras, filmes e conteúdos consumidos durante o processo de criação. Em textos como "Querida Eleanor", há uma clara referência ao livro Eleanor & Park de Rainbow Rowell. Já em poesias como "Perseguindo Carros", a inspiração vem diretamente da música "Chasing Cars" da banda irlandesa Snow Patrol. Além disso, muitos textos contém narrativas e citações pessoais, refletindo situações e vivências do próprio autor, já que a maioria das poesias explora aspectos da sua vida pessoal.
"Já parou pra pensar no que aquele dia poderia ter significado para mim, sabendo o que eu havia feito horas atrás?
Tudo seria tão diferente, se você tivesse tentando me fazer entender qual era a verdadeira resposta."
avaliações
"É que a vida real, depois de uma noite mal dormida, só nos proporciona decepção."
Um compilado de textos sobre o amor ? ou a falta dele
Insensata Frenesia é um livro de texto de textos, no qual vamos ver o lado sombrio de se entregar de cabeça em um relacionamento, ainda que este pareça exatamente aquilo que procuramos por toda a vida.
Em suas 200 páginas, vamos seguir uma linha não linear sobre as consequências de um coração partido e de uma alma tentando realinhar as raízes que sentiu o impacto da dor, da ilusão e daquele resquício de amor que permanece por algum tempo depois do fim.
Aqui o eu lírio se rasga para mostrar suas sensações por completo, com todas as ranhuras em sua forma, o que, com certeza faz o leitor se aproximar e por que não dizer, se identificar com diversas partes dessa narrativa.
A escrita do Léo é tranquila, mesmo com uma certa nostalgia que a leitura me passou, eu consegui aproveitar cada texto que ele traz aqui e em alguns eu até me vi na sua escrita, motivo pelo qual eu tenho meus preferidos. E eu gosto bastante disso, do modo como ele consegue se fazer entender mesmo quando, quem ler não passou por determinada situação.
É uma leitura rápida mas que carrega muito sentimento e entrega isso ao leitor de maneira única.
Franciane Diana
Poesias que tocam a alma.
- Insensata Frenesia: são poesias sobre amar e ser amado; mas também sobre se machucar e se curar; sobre se valorizar mesmo que tenha que abrir mão de pessoas que ama. também é sobre viver e ser intenso. sentir tudo ou não sentir nada. através de cada verso sentimos que cada poema vem do íntimo do autor e isso faz com que nos identifiquemos com suas palavras e sentimentos; e consequentemente nos emocionamos lendo. E isso é o poder da poesia meus amigos.
Luana Packer
(uma review nada suspeita)
Leonardo, como vc ousa me fazer chorar numa madrugada dessas?
Eu nem gosto muito de poesia, mas a sua eu gosto, gosto tanto que acabei me perdendo nela e sentindo com tudo (detalhe que estava tocando Pearl Jam, então estava um contraste bem interessante), mas eu amei! Eu estou muito (muito muito muito muito muito muito) orgulhosa. Amei cada partinha. Você é muito poeta cara e sim, a "Nota Final" me fez chorar mais ainda. Eu não peguei todas, mas adorei as referências que achei!
bottom of page